Para unhas mais fortes e resistentes

Pergunte para uma mulher qual o padrão ideal para belas unhas. Na resposta vai haver palavras como: fortes, resistentes, com brilho. Não necessariamente será a cor do esmalte o fator mais relevante. A vaidade com as unhas, além de mostrar a personalidade e beleza da mulher, também podem dizer muito sobre a saúde e bem-estar da dama.

As unhas são compostas de queratina, que é um tipo de proteína presente também nos cabelos. Então, a má alimentação e a falta de vitaminas e nutrientes podem comprometer as unhas, deixando-as fracas, sem resistência. O descuido com as unhas as levam a descamar mais facilmente. Por isso, é muito importante aderir a uma alimentação saudável e ter o hábito de ingerir alimentos com vitamina A (couve, cenoura e mamão), proteínas (ovos, peixes e carnes) e sais minerais (zinco, ferro e cálcio).

Hidrate e não retire as cutículas com frequência

É muito importante ter as cutículas hidratadas e tratadas, pois elas agem como uma forma de proteção para as unhas. Procure passar cremes hidratantes específicos para mãos até duas vezes ao dia, ou prefira ceras e canetas para hidratar as cutículas. E não retire-as com muita frequência, pois como uma proteção, uma vez retirada, a unha ficará mais sujeita a permitir a entrada de bactérias.

Proteja as mãos

O contato direto com produtos de limpeza com componentes químicos também enfraquece as unhas. Por isso, o recomendado é sempre usar luvas para lavar a louça e limpar a casa.

Acetona nunca mais

Troque a acetona por removedores de esmaltes. Eles não ressecam a unha e a pele. E ainda removem o esmalte de forma eficaz. Prefira aqueles que possuem óleo hidratante.

A base certa

Antes de aplicar o esmalte, sempre aplique uma base para proteger a unha. Aposte nas bases especificas para o seu tipo de unha. Existem inúmeras opções de bases nas farmácias e mercados. Todas com preços muito acessíveis. As unhas que não crescem precisam de bases com ingredientes específicos e estimulantes, como por exemplo, vitaminas. Já as unhas que descamam facilmente precisam ser fortificadas, e para esse caso existem bases especificas de nivelamento e fortalecimento.

Agora vai uma receitinha caseira e de baixo custo para fortalecer as unhas. Testei e deu certo!

Os ingredientes:

– 1 dente de alho pequeno bem picado
– 3 cravos da índia cortados ao meio
– 1 vidrinho de base incolor (pode ser a base niveladora ou de crescimento).

Preparo:

Coloque o alho e os cravos dentro da base, mexa bem com o pincel e deixe agir por um dia. Utilize no mínimo duas vez por semana. O resultado pode ser notado aos poucos…

(Fonte: Mariana Fritsch)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta